logo-gdccp
Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva

Paixão! Arrojo! Dedicação! O prazer de ser diferente...

2ª Corrida das Vindimas agitou Castelo de Paiva

domingo, 19 de setembro de 2010


Castelo de Paiva, recebeu de braços abertos a cerca de quatro centenas de participantes à iniciativa levada a efeito pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADCCJ Clark.

Esta iniciativa que começou no dia anterior com a realização de um colóquio, decorreu durante toda a manhã de domingo com a caminhada de montanha e a corrida também de montanha. Se a caminhada é feita de forma descontraída, o mesmo não se podia dizer da corrida. Um naipe de atletas trazia em mente um óptimo desempenho, uma vez que a corrida de Castelo de Paiva era a penúltima do Circuito Nacional e havia/há atletas com posições indefinidas quanto ao resultado final.

Sabe-se que em corridas deste género tudo pode acontecer. Sabe-se que não há vencedores antecipados, basta um percalço, uma pequena distracção e tudo fica virado do avesso, foi um pouco este o filme que foi rodado na difícil subida de Várzea para a Ladroeira, na freguesia de Bairros. Na frente da corrida ficaram dois pequenos grupos separados por pequena distância; Aires Sousa, Rui Muga (vencedor do ano transacto), José Carvalho e José Sousa, mais um pouco atrás Carlos Silva, Sérgio Azevedo e Vítor Barbosa, até que na Ladroeira uma desconcentração de Aires Sousa, levou-o a errar o caminho levando consigo e também ao engano Rui Muga e José Carvalho, abrindo caminho à vitória de José Sousa que assim repetiu a vitória de Penacova. Quem também beneficiou desta distração do "experiente" Aires Sousa, foram os atletas do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, que assim chegaram ao 2º Carlos Silva, 3º Sérgio Azevedo e 4º Vitor Barbosa da geral.

No sector feminino, não houve desatenções e assistiu-se a uma vitória anunciada de Rosa Madureira que repetiu o triunfo de 2009, logo seguida de Cátia Galhardo, Bebiana Soares, Lucinda Moreiras e Amélia Vieira, destacando-se aqui que nas 5 primeiras fomos encontrar 3 jovens ainda sub-23, Cátia Galhardo, Bebiana Soares e Amélia Vieira.

No final foi servido um almoço/lanche aos participantes na Quinta do Pinheiro, que contou com a maioria dos participantes e ainda com a presença do executivo em permanência da Câmara Municipal, tendo Gonçalo Rocha, presidente da edilidade e que também participou no evento e a quem a organização atribuiu o dorsal nº1, usado da palavra para falar da satisfação que sentia por ver na sua/nossa terra uma manifestação tão digna e da sua solidariedade pelo esforço dispendido pelos atletas e caminheiros adicionado estes sentimentos aos organizadores.

Prometeu também (talvez por se aperceber do facto de alguns paivenses se terem aventurado à participação) a tentar para o ano estar no pelotão dos corredores.


Resultados

Geral Masculina
1º José Sousa (ARD Águia Alvelos)
2º Carlos Silva - 1º M40
3º Sérgio Azevedo - 1º Elite M
4º Vítor Barbosa - 2º Elite M
8º Joaquim Barbosa - 6º Elite M
17º Nuno Sousa - 9º Elite M
19º Fernando Duarte - 10º Elite M
21º Fernando Ramos - 5º M45
35º Vicente Vieira - 18º Elite M
54º Rui Silva - 29º Elite M
75º Alberto Lopes - 14º M50
122º Filipe Soares - 52º Elite M


Geral Feminina
1º Rosa Madureira (NAM)
2º Cátia Galhardo (AR Estrelas do Sul)
3º Bebiana Soares (FC Penafiel)
4º Lucinda Moreiras (NCL Sport Club)
5º Amélia Vieira


Colectivo
1º GDCCP
2º NAM
3º Os Gaienses - Toyota 


12 comentários:

Anónimo disse...

Já reza o ditado que a culpa morreu solteira...essa de dizer que o culpado do engano é do Atleta Aires de Sousa....e o Srº da moto? as fitas onde estavam?e a humildade de alguns atletas?
Saudações

ruimuga@correr disse...

Não foi só o Aires que se distraiu isto é será que se distraiu..andamos 11km sempre na frente e só ali..é que nos enganamos..não passamos por cima de nenhuma fita!!É verdade a culpa morreu solteira.
Pena que as regras mudem de prova para prova.ex. Penacova"2008",, e Monsanto"2010"
Para o ano lá estaremos.
Saudações

Renato Alves disse...

Meus amigos não encontrei até hoje nenhuma prova de montanha com marcação melhor que esta , e já fiz muitas,99% dos atletas não se enganaram, naturalmente no calor da luta com a pressão da classificação final, falta de forças, pois já estavam na parte final, é natural haver desconcentrações como as há em todas as corridas de montanha, a diferença é que desta vez foram os primeiros classificados que pagaram caro o erro, compreendo a fustração dos atletas mas acontece a todos, não se pode é atribuir a vitória a quem não chegou na frente da corrida, se a organização fosse rigorosa podia era desclassificar os atletas por não fazerem o percurso correcto, mas o bom senso pervaleceu e a decisão a correcta. Queria também dar os parabéns á organização praticamente perfeita.

Saudações Desportivas

mataternos disse...

Alguns comentários:

a) das provas que fiz, não tantas como o caro Renato certamente, esta pareceu-me ser, de longe, a pior sinalizada;

b) quanto a não ser possível atribuir a vitória a quem não chegou na frente da corrida, isso já me parece menos subjectivo. O desporto em geral, e a corrida em montanha não parece merecer estatuto diferente, deve bater-se sempre pela verdade desportiva. Ora, dizer-se que se não fosse o bom senso os atletas até poderiam ter sido desclassificados, pode vir a dar a ideia a quem não esteve lá que os atletas em causa atalharam no percurso ou tentaram fazer qualquer tipo de batota, quando na verdade eles acabaram por fazer mais cerca de meio km. A verdade desportiva, essa saiu ferida de Castelo de Paiva.

c) se há alguém que não ficou bem na fotografia, foi a organização da prova. Em vez de assumir a sua quota-parte de responsabilidade no sucedido, só lhe ficava bem, vem argumentar, de uma forma muito pouco intelectualmente honesta, que os atletas em causa até eram internacionais e muito experientes. Mas que raio, esse aspecto só joga a favor dos próprios atletas, e contra a organização da prova. Vejamos, se os atletas são experientes mais dificilmente serão levados ao engano. Por essa ordem de raciocínio, poderíamos dizer que só com uma tão má sinalização da prova é que atletas tão experientes cairiam no erro.

d) já agora, 3 em 122 dá qualquer coisa como 97,5%;

e) quanto as "vencedores" da prova, que culpa nenhuma tiveram no sucedido, resta dar os parabéns. Cada um saberá ao que anda, cada um saberá por que valores e espírito desportivo se rege. Já dizia o jornalista desportivo Heywood Campbell Broun (7 de dezembro de 1888 - 18 de dezembro de 1939): "Os desportos não constroem o carácter. Revelam-no";

Saudações

mataternos

Renato Alves disse...

A realidade, e que como diz o Sr. mataternos 97.5% dos atletas fizeram o percurso sem problemas, será que a marcação só foi assim tão má, talvez para 3, não 4 atletas, dá - me a impressão que como diz não faz muitas corridas de Montanha, o atleta em questão já cometeu o mesmo erro no Campeonato Nacional de Montanha em Arouca, quando seguia em 1ªlugar, e usou o mesmo argumento da má sinalização e não lhe atribuiram a vitória por ir na frente, ninguém é infalivél.

Saudações

ruimuga@correr disse...

Colega Srº Renato Alves,,concordo plenamente consigo que eu e os outros dois Atletas deveríamos ser desclassificados,,por acaso você viu-me ir receber o prémio?Mas penso que na organização Terras de Aventura não está esse regulamento...
Saudações

Renato Alves disse...

Pois é Sr, Muga acha que a sua atitude foi a correcta, á que ter respeito pelas organizações sem elas nem o Sr.nem eu correriamos,e também com os outros atletas em competição,pensa que foi o primeiro a enganar-se acontece a muita gente e em todas as corridas de montanha o problema é que desta vez foram os primeiros, no ano passado o Sr, Ganhou com todo o mérito no percurso exatamente igual, compreendo a sua fustração pois tinha a possibilidade de voltar a ganhar mas foi enduzido em erro pelo seu colega de competição, o Sr, sabe que têm que seguir as fitas sinalizadoras de côr vermelha e branca e voltar a entrar no percurso no local exato onde se enganou, o que pelo que foi dito por outros atletas em competição não aconteceu, entraram num cruzamento mais abaixo, em compita no calor da luta estes erros acontecem á é que ter a coragem de os assumir, vai ter muitas oportunidades de voltar a ganhar.

Saudações Desportivas

Anónimo disse...

Eu ficar-me-ia pela frase do Heywood Campbell Broun, em boa hora citada pelo mataternos:

"Os desportos não constroem o carácter. Revelam-no"

Renato Alves disse...

Concordo plenamente Sr. Anónimo, á é que assumir o caracter que temos .

Saudações

ruimuga@correr disse...

Srº Renato Alves, penso que não compreendeu o meu porque de não ir levantar o prémio,se para si acha que não foi correcta compreendo plenamente, e talvez tenha sido um erro mas por vezes os erros são benéficos para o futuro,deixo aqui um ex. Rosa Parks..
Eu não fui induzido em erro por ninguém, eu sei que errei e que me enganei, eu ficar frustrado por engano claro que fiquei qualquer atleta fica, mas a maior frustração é começar a ser muito frequente nas provas de Montanha haver enganos..a sinalização não é má mas podia ser melhor..
Penso que não faltei ao respeito à organização nem a nenhum Atleta..a minha recusa ao prémio teve como principal objectivo que futuramente haja uma melhor marcação de percursos..por acaso ou sorte ou trabalho Eu e os outros dois Atletas e outros estivemos presentes em Campeonatos de Europa e Mundo de Montanha e nunca me enganei nem nunca ouvi comentários que alguém se tivesse enganado,,nem o Atleta Aires de Sousa que dizem que é perito nessas coisas..porque será? os percursos estão devidamente Sinalizados..
Você diz que temos de ter coragem para assumir os erros,concordo mas será que os erros foram somente dos três Atletas da frente..
Mais importante que qualquer vitória é saber perder..e para saber perder é preciso ganhar primeiro..
Saudações

Renato Alves disse...

De facto á sempre margem para melhorar todos nós e em tudo na vida.

Saudações

Anónimo disse...

ninguem fala no brlhante quinto lugar da menina amelia? foi cansaso ou foram os exames?